Notícias



Clique para assistir o vídeo!

Discurso de S.E. o Presidente João Lourenço sobre o estado da Nação 2025

Governo 24-12-2025
MENSAGEM DE FIM DE ANO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Na noite desta quarta-feira, 24 de Dezembro, o Presidente da República, João Lourenço, dirigiu a seguinte mensagem à nação, por ocasião da Quadra Festiva.

O seu conteúdo:

“ Povo Angolano

Caros Compatriotas

O nosso país celebrou este ano o seu quinquagésimo aniversário da Independência Nacional num clima de paz e harmonia, oportunidade em que a família angolana partilhou momentos de grande emoção, com um espírito de comunhão e esperança no futuro.

Cumprimos várias jornadas, no decorrer das quais a pátria reconheceu o contributo dos seus melhores filhos provenientes de todos os estratos da nossa sociedade, que se distinguiram na conquista e consolidação da nossa Independência Nacional, na manutenção da paz e da reconciliação nacional, assim como no processo de reconstrução nacional e no do desenvolvimento económico e social do país.

Foi possível constatar em muitas das manifestações públicas que acompanharam essa celebração que os angolanos continuam unidos e empenhados em procurar encontrar as melhores soluções para os problemas que ainda nos afligem.

Vamos continuar a priorizar a área social, a saúde, a educação, a habitação e a assistência social e a consolidar as nossas instituições democráticas, enquanto edificamos as infra-estruturas indispensáveis ao nosso desenvolvimento harmonioso.
O censo recentemente divulgado revelou que já somos mais de 36 milhões de angolanos e com tendência a aumentar.

Esse crescimento implica maiores responsabilidades para a governação, mas ao mesmo tempo exige o contributo de todos para construirmos a nação e preservarmos as conquistas alcançadas ao longo dos anos.

O potencial enorme que representa a nossa juventude precisa de ser devidamente orientado e acompanhado, melhor explorado e utilizado em benefício do desenvolvimento do nosso país.

O Executivo continua com seus programas, empenhado em garantir a criação de melhores condições de vida para os nossos cidadãos, incentivando o crescimento do sector privado e cooperativo da nossa economia, para que sejam criados cada vez mais postos de trabalho e aumentada a oferta de bens essenciais de consumo.

Neste ano tão especial, representantes de todo o mundo estiveram entre nós em diferentes momentos e enalteceram o que temos vindo a fazer, encorajando-nos a prosseguir com as nossas realizações.

Caros Compatriotas.
Angolanas e Angolanos

Este é o momento em que as famílias se reúnem para conviver e fortalecer os seus laços.
Que este momento sirva também de reflexão sobre as nossas condutas e comportamentos perante a própria família, a comunidade que nos rodeia e a sociedade no geral.

Nesta Quadra Festiva, é bom que façamos um gesto solidário a favor daqueles angolanos que ainda necessitam de cuidados, seja por doença, seja por ainda não terem superado algumas das carências que mais os afligem.

Uma palavra solidária vai também para todos os que não se podem reunir com as suas famílias, por estarem a cumprir missões em áreas prioritárias, como nos hospitais ou nas unidades militares e policiais, para garantir a ordem e segurança de todos.

Feliz Natal e um Novo Ano pleno de realizações e de satisfação dos sonhos e metas ainda não alcançados!

Fonte: Presidência da República - Angola
Governo 20-12-2025
Presidente João Lourenço entre as 100 personalidades africanas mais influentes

O Chefe de Estado, João Lourenço, figura entre as 100 personalidades africanas mais influentes deste ano (2025), um reconhecimento que realça a liderança discreta, mas assertiva do também líder da União Africana.

Segundo a “NewAfrican”, enquanto Presidente da União Africana, João Lourenço colocou Angola no centro das principais discussões do continente, reafirmando o país como um actor económico e diplomático determinante.

A revista reconhece que o ano de 2025 foi igualmente decisivo para o Presidente João Lourenço no palco continental. “Como líder da União Africana, garantiu que Angola acolhesse numerosos eventos”.
Sobre a liderança do Chefe de Estado, numa fase em que o país celebra os 50 anos de Independência, a “NewAfrican” sublinha que o Presidente usou a sua posição na União Africana não apenas para reforçar o orgulho nacional, mas também para promover a renovação continental, reunindo líderes em torno da paz, da energia e da cooperação industrial.
“Sob a sua liderança, Angola avançou igualmente com decisões económicas ousadas, incluindo a análise da compra da participação da Anglo American na De Beers, um passo que permitiria manter uma maior parcela da riqueza diamantífera africana sob controlo africano”.
A revista aponta, igualmente, o ambicioso projecto do Corredor do Lobito, avaliado em 6 mil milhões de dólares e apoiado pelos Estados Unidos, que liga o Porto do Lobito, na costa atlântica de Angola, à Zâmbia e à República Democrática do Congo (RDC), como o mais comentado da região, proporcionando um trânsito rápido e eficiente de matérias-primas e servindo de modelo para futuras parcerias público-privadas transfronteiriças.
Quer na mediação na Região dos Grandes Lagos, quer na presidência das cimeiras da União Africana, João Lourenço demonstrou uma diplomacia discreta, mas firme, realça a NewAfrican.
“A sua liderança neste ano sinaliza a ascensão de uma África mais confiante na capacidade de financiar o seu próprio futuro e proteger os seus recursos”, enaltece a revista.
De recordar que fazem também parte da vasta lista, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que assumiu recentemente a liderança do G-20.

Fonte: Jornal de Angola

suica.mirex.gov.ao Embaixadora de Angola na Suiça

Filomena Delgado



Eventos


OCT
23

Exibição do Filme Njinga-Rainha de Angola

23/10/2025 - 13/11/2025
SEP
20

Actos Consulares Itinerantes

20/09/2025 - 21/09/2025
AUG
08

Expo Catoca

08/08/2025 - 30/08/2025

Canais de Atendimento


Parceiros