• Ministro Téte António na posse do novo Presidente do Malawi


    O ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, testemunhou, neste sábado (4 de Outubro), em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a tomada de posse do novo Presidente do Malawi, Peter Mutharika.

    Téte António esteve no Estádio Nacional de Kamuzu, na capital do país, Blantyre, ao lado dos Presidentes do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, de Moçambique, Daniel Chapo, e do Primeiro-Ministro da República Unida da Tanzânia, Kassim Majaliwa.

    No discurso de investidura o Presidente Peter Mutharika, de 85 anos, disse que regressa ao poder para criar um Malawi autossuficiente e confiante, através de estruturas orientadas para o povo.

    Mutharika referiu, igualmente, que assume o poder para reforçar a transparência e responsabilização das contas públicas, além de construir uma economia aberta, que apoie o investimento local e estrangeiro para a criação de riqueza e emprego sustentável.

    Arthur Peter Mutharika é político, advogado e académico, com especialização em Direito Económico Internacional, Direito Internacional e Direito Constitucional Comparado. Investido ontem no cargo, foi o quinto Presidente do Malawi, de 2014 a 2020. É irmão mais novo do terceiro Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, falecido em 2012.

    Nestas eleições gerais, realizadas a 16 de Setembro de 2025, foi eleito o sétimo Presidente do Malawi, com 56,8 por cento dos votos válidos, contra 33 por cento do seu principal adversário, o Presidente incumbente Lazarus Chakwera.

    O Malawi é um país limitado a Norte e a Leste pela Tanzânia, também a Leste, Sul e Oeste por Moçambique, e, ainda, a Oeste pela Zâmbia. Parte da região oriental do país é banhada pelo Lago Niassa (conhecido, no país, como Lago Malawi).

    As principais actividades económicas do país são a agricultura e o turismo, existindo também uma diversidade de minerais pouco explorados, como urânio, fosfato, bauxite, carvão, grafite, monazite e titânio.