No âmbito das acções que a Missão Diplomática da República de Angola na Confederação Suíça e no Principado de Lichtenstein desenvolve para atrair investimentos para o mercado angolano, a Chefe de Missão, S. Ex.ª Embaixadora Filomena Delgado, visitou, no dia 9 de Maio de 2025, a empresa de engenharia biomédica Schiller, especializada na produção de equipamentos de diagnóstico de doenças cardiopulmonares, cuja sede está localizada no distrito de Baar, cidade suíça de Zug.
Durante a visita, a Embaixadora Filomena Delgado recebeu informações detalhadas sobre a organização e o funcionamento da empresa Schiller, incluindo as operações que desenvolve fora do território suíço, particularmente em Angola, onde opera há cerca de 25 anos por intermédio de distribuidores locais.
S. Ex.ª Embaixadora Filomena Delgado visitou as principais áreas de produção da Schiller, tendo constatado in loco como são produzidos e como funcionam alguns dos seus principais equipamentos, tais como aparelhos de electrocardiograma (ECG), desfibriladores automáticos, monitores electrónicos de pacientes, kits de resgate, softwares de diagnóstico que interconectam diferentes dispositivos, entre outros.
Na ocasião, a diplomata angolana destacou a aposta do Executivo angolano em melhorar a qualidade dos serviços de saúde no país e as oportunidades daí decorrentes para as empresas suíças que operam nesse sector.
Enfatizou, ainda, a necessidade de equipar as várias unidades hospitalares que têm sido construídas e requalificadas em todo o território nacional nos últimos anos, bem como de reforçar a formação contínua de quadros para operarem convenientemente essas unidades.
Por seu turno, a Co-CEO da Schiller, Dra. Linda Carlota, manifestou a intenção da empresa de reforçar a sua parceria com empresas angolanas, não excluindo a possibilidade de construir uma fábrica em Angola, tal como fez na Índia e na China.
A Embaixadora fez-se acompanhar do Primeiro Secretário e responsável do Sector de Assuntos Económicos da Embaixada, Felício Teles.
Fundada em 1974, a Schiller está presente nos continentes europeu, americano, asiático e africano, por meio de 30 subsidiárias e 100 distribuidores, e emprega actualmente cerca de 1.400 trabalhadores.