Sua Excelência Maria Filomena de Fátima Lobão Telo Delgado, apresentou na tarde desta Terça-feira, 27/6, ao Presidente da Confederação Suíça, Sua Excelência Alain Berset, no Palácio Federal, em Berna, as Cartas Credenciais que a acreditam como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na Confederação Suíça.
Nomeada a 07 de Março por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, a Embaixadora Maria Filomena de Fátima Lobão Telo Delgado apresentou as Cartas Figuras no passado dia 20 do corrente, ao Director Adjunto do Cerimonial do Protocolo do Departamento Federal dos Negócios Estrangeiros, Manuel Irman. É a segunda mulher a assumir similares funções como representante diplomático do Estado angolano na Confederação Suíça, substituindo no cargo, Sua Excelência Cecília Caldeira da Conceição Rosário.
Durante a curta audiência que lhe foi concedida, a diplomata aproveitou o momento para partilhar com aquela mais Alta Entidade do Estado suíço, importantes informações sobre as transformações políticas e socio-económicas em curso no país, o manancial de oportunidades de negócios que Angola oferece aos investidores helvéticos, e advogou o desejo de ver incrementadas as relações de amizade e cooperação multifacetadas entre os dois países.
É licenciada em Sociologia pela Universidade de Calabar, na República Federal da Nigéria, e tem uma Pós-graduação na Área de Livre Comércio Continental Africana. A dirigente foi desde 2018 Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República da África do Sul. Foi Deputada à Assembleia Nacional (2017-2018); Ministra da Família e Promoção da Mulher (2012-2017), e já desempenhou outras relevantes funções governamentais e em Organizações Regionais.
Angola e Suíça mantêm relações de cooperação em vários domínios, desde 1975.
A Embaixadora fez-se acompanhar na cerimónia, do Conselheiro, António Lemos, do Primeiro Secretário, Felício Teles, e da Segunda Secretária, Isabel Chikoti Paulo.