• Embaixadora ausculta mulheres angolanas residentes na Suiça


    A Embaixadora da República de Angola na Confederação Suíça, Filomena Delgado, promoveu, no dia 8 de Março de 2025, nas instalações da Embaixada, em Berna, um encontro de auscultação com mulheres angolanas residentes em vários cantões suíços.

    Durante o encontro, as presentes solicitaram a possibilidade de criação de uma escola angolana para o ensino da língua portuguesa e de algumas línguas nacionais. Requereram maior celeridade na entrega de documentos, com destaque para os passaportes e bilhetes de identidade, em virtude de a sua falta condicionar os seus estatutos migratórios no país de residência, e com isso prejudicar a sua situação laboral.

    Em resposta, a Embaixadora Filomena Delgado disse ter registado todas as preocupações manifestadas, e garantiu remetê-las aos diferentes órgãos centrais do país para a sua resolução, tão logo que possível.

    As participantes destacaram a aproximação da Embaixada com a comunidade angolana residente, bem como a melhoria dos serviços consulares da Embaixada, tendo encorajado o seu reforço.

    No encontro, a Chefe de Missão pronunciou-se igualmente sobre a história do Dia Internacional da Mulher, e o quadro legal universal, africano e nacional, que visa salvaguardar os direitos das mulheres.

    Destacou os esforços do Presidente da República de Angola, João Lourenço, tendentes a garantia dos direitos, igualdade e o empoderamento das mulheres, e aproveitou a oportunidade para partilhar a mensagem de felicitações que o ministro das Relações Exteriores, o Embaixador Téte António, dirigiu às mulheres, por ocasião do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

    Depois de realçar o papel fulcral das mulheres na sociedade, a diplomata convidou as angolanas a contribuírem com o seu saber no desenvolvimento socioeconómico do país.

    A comemoração do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher na Confederação Suíça insere-se no Programa Geral de Actividades da Embaixada, no âmbito das celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional, cujo objectivo foi aproximar a comunidade angolana residente neste país europeu à Missão Diplomática.

    Dados oficiais recentemente divulgados pela Secretaria de Estado para as Migrações (SEM) indicam que residem no território suíço, 4.400 cidadãos nacionais angolanos.