Angola pretende criar Centros Regionais de Formação para Operações de Manutenção da Paz, com o objectivo de formar oficiais a nível estratégico (Estado-Maior) e pessoal a nível operacional e táctico.
A intenção foi expressa durante um encontro de trabalho entre o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco da Cruz, e o subsecretário-geral da ONU para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, em Nova Iorque.
Na ocasião, o Estado angolano, através do embaixador Francisco da Cruz, manifestou o desejo de reforçar a cooperação no domínio da paz e segurança com as Nações Unidas, após a conclusão exitosa do curso de formação de formadores de efectivos da Polícia Nacional para as missões de manutenção da paz.
Uma nota da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas sublinha que o embaixador Francisco José da Cruz agradeceu o Departamento de Operações de Paz pelo envio de uma equipa de instrutores certificados pela ONU, que ministrou, em Luanda, dois (2) cursos, nomeadamente a formação de formadores, que decorreu de 3 a 24 de Novembro do ano passado, e a formação de pré-desdobramento, de 25 de Novembro a 12 de Dezembro de 2025.
Segundo o diplomata angolano, as formações interactivas e baseadas na prática vão contribuir significativamente para o aumento do desempenho e das competências dos formandos.
Por outro lado, as duas entidades trocaram impressões sobre a situação prevalecente no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Francisco da Cruz informou o seu interlocutor sobre o contínuo engajamento do Presidente João Lourenço, que recebeu recentemente uma delegação de representantes da Conferência Episcopal Nacional do Congo (Cenco) e da Igreja de Cristo no Congo (ECC), no quadro dos esforços diplomáticos para a promoção da paz e da estabilidade no Leste da República Democrática do Congo.