A República de Angola participou, esta Quarta-feira, em Berna, capital da Confederação Suíça, no acto comemorativo do 62º aniversário do "Dia de África”, num evento organizado pelo Grupo Africano de Embaixadores acreditados, em parceria com o Departamento Federal dos Negócios Estrangeiros helvético.
A comitiva angolana, encabeçada na cerimónia pelo Encarregado de Negócios, a.i. e Ministro Conselheiro, Estevão Alberto, coorganizou o evento, e através do stand de Angola, contribui com a exibição de diversos elementos da cultura nacional, desde a gastronomia, a arte, a música, a dança, e de vários produtos feitos em Angola.
O momento serviu também para a Embaixada expor as oportunidades e potencialidades económicas e turísticas de Angola ao público-alvo suíço e não só, tendo apresentado vídeos sobre os caminhos do desenvolvimento do país nos vários domínios.
No seu discurso, o Decano do Grupo Africano de Embaixadores, o Diplomata camaronês, Léonard Henri Bindzi, advogou a necessidade do reforço das relações entre a Suíça e África, na base do respeito mútuo e de uma cooperação mais estreita, com vantagens recíprocas, no quadro da nova estratégia para a África, desejo partilhado pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros (portanto, o Director dos Assuntos Africanos no sistema no suíço) no Departamento Federal dos Negócios Estrangeiros da Suíça, Alexandre Fasel.
A cerimónia contou com a participação de políticos, diplomatas, empresários, comunidades africanas residentes, membros da sociedade civil suíça, entre outros.